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8 coisas que corredores deveriam saber sobre café.

Postado em: 10/12/2014

 

caffeine_and_runnersSabia que sua bebida favorita da manhã pode trazer benefícios também ao seu treino.

 

Cafeína aumenta a performance… uma grande quantidade de estudos tem mostrado que cafeina antes de esforço físico ajudam a ir mais rápido a mais longe do que sem o consumo. Esse efeito são verdadeiros tanto para atletas endurance quanto para sprinters.

 

…mas funcionam melhor quando tomado na hora certa…um estudo ano passado indicou que o melhor horário para ingerir a cafeína é uma hora antes da atividade física.

 

…e é possível ingerir mais que o necessário. Estudos mostram que entre três a seis miligramas de cafeína por quilo do corpo é mais que necessário para que haja benefícios. Doses mais altas não melhoraram a performance e ainda se corre o risco de ocorrer efeitos colaterais como tonteira, ansiedade e taquicardia.

 

Café acelera seu cérebro. Uma matéria publicada no começo desse ano examinou a diferença entre os efeitos da cafeína somente com o consumo da mesma no café.  Café contém um numero de substâncias que tem ajudado pessoas com demência, Alzheimer e positivamente na saúde do cérebro.

 

Nada comprovado que café desidrata… Estudos mostraram que beber mais de 5 xícaras de café tem zero ou quase nenhum efeito sobre hidratação.

 

…e talvez você nem tenha que engolir para receber os benefícios. Outro estudo sugere que o simples ato de colocar o café na boca já se recebe os benefícios na performance, mesmo que não seja ingerido.

 

Café pode ajudar na recuperação depois do exercício. Um estudo com ciclistas de alta performance por dois diasde treino para colocá-los em um estado de esgotamento de glicogênio. Aqueles que bebiam bebidas de recuperação com carboidratos e cafeína reconstruíram suas reservas de glicogênio 66% a mais do que aqueles que beberam apenas carboidratos.

 

Você pode fazer mais do que apenas tomar café. Se uma xícara de manhã não é suficiente, pode-se incluir um shake/smoothie com café, um café congelado em cubas de gelo com leite batido para um café com leite frio.

 

Eu como corredor e tomador de café, sigo ao máximo essas dicas, e você???

 

Saudações cafeinadas…

Marcelo Lorenzon

 

Fonte: http://www.runnersworld.com/drinks-hydration/8-things-runners-should-know-about-coffee?cid=socNut_20140929_32507696

1 Comentário

  • Excelente postagem, esclarecedora.

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